sexta-feira, 4 de maio de 2012

Finalmente! Nosso Projeto de Lei que visa impedir a privatização do Maracanã recebeu numeração! Salvem o Maracanã! O MARACA É NOSSO! Viva a PL 1499/2012!

PROJETO DE LEI Nº 1499/2012

EMENTA:

MANTÉM COMO PÚBLICA A ADMINISTRAÇÃO
DO COMPLEXO ESPORTIVO DO MARACANÃ

Autor(es): Deputado ENFERMEIRA REJANE

A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

RESOLVE:
Art. 1º- O Poder Executivo deverá manter a administração pública do Complexo Esportivo do Maracanã, para o cumprimento da função social de democratização e popularização do esporte, da cultura e de lazer.
Art. 2º- Fica proibida a privatização ou a concessão à iniciativa privada do Complexo Esportivo do Maracanã, compreendido pelo Estádio de Futebol Mário Filho (Maracanã), Estádio Gilberto Cardoso (Maracanãzinho), Estádio Célio de Barros (Atletismo) e o Parque Aquático Júlio Delamare, por ser bem público inalienável, patrimônio esportivo do povo fluminense e do Brasil.
Art. 3º- O valor dos ingressos dos eventos a serem realizados no Complexo Esportivo do Maracanã devem seguir uma política de atendimento à função social mencionada no art. 2º, com setorizações de preços, acessíveis à população de baixa renda e em respeito a legislação vigente de descontos para idosos e estudantes.
Art. 4º- Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Plenário Barbosa Lima Sobrinho, em 03 de Maio de 2012.

Deputada ENFERMEIRA REJANE

JUSTIFICATIVA

Inaugurado em 1950, o Estádio de Futebol Mário Filho, ora parte Complexo Esportivo do Maracanã, é símbolo da consolidação do futebol como o maior esporte popular brasileiro, como eixo da identidade nacional. Muito mais do que obra monumental do futebol fluminense, muito além do que a casa do torcedor carioca, o estádio Mário Filho é a vanguarda da arquitetura do futebol nacional, tendo sua forma padronizada por uma série de estádios ao longo da construção futebolística brasileira.



O Complexo Esportivo do Maracanã sempre foi marcado pela democratização e popularização da assistência esportiva, com competições de vólei, basquete, futebol de salão, natação e tantas ouras modalidades. O palco de tantas emoções é um lugar para todos, com imensa participação das diversas classes sociais.



Após inúmeras obras de reforma, o Estádio de Futebol Mário Filho sediará novamente uma edição de Copa do Mundo, o que acabou por determinar novas modificações na sua estrutura para atender as demandas desse mega evento.



Inicialmente, o novo Maracanã, seria o grande legado da Copa do Mundo para a população do Estado do Rio de Janeiro. Entretanto, argumentos contraditórios começaram a surgir nos últimos meses a suscitar a absurda concessão da administração do Complexo Esportivo do Maracanã à iniciativa privada.



Não há como acatar que depois de terem sido gastos mais de um bilhão de reais, O Estádio de Futebol Mário Filho venha a ter sua administração entregue para a iniciativa privada; pior, não há como permitir que o então legado da Copa do Mundo ao Rio de Janeiro, fique nas mãos da iniciativa privada sem qualquer continuidade da função social.
Soma-se a isso o fato do estádio ser superavitário, com lucro constante nos diversos eventos ali realizados.



Não se pode negligenciar a tendência popular do estádio em razão de uma política privatista, higienista e elitista do futebol. Vale recordar a antiga “geral”, verdadeira expressão popular, que garantia o acesso das camadas de baixa renda.



Portanto, é urgente a tramitação e aprovação do presente projeto de lei, para a proteção do Estádio Mário Filho e de todo o Complexo Esportivo do Maracanã, a fim de que sua administração seja mantida no Poder Executivo e possa atender a sua tradição de ser o principal palco brasileiro dessa paixão nacional, o futebol.



Por todo o exposto, solicito dos meus pares a aprovação deste Projeto de Lei, por ser justo e de suma importância para o povo fluminense e do Brasil, a manutenção do Complexo Esportivo do Maracanã sob a direção do Poder Público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário