quarta-feira, 27 de junho de 2012

Debate público "O Maracanã e sua função socioculutral esportiva em meio a possibilidade de privatização"

Local: Auditório da Câmara Municipal dos Vereadores do Rio de Janeiro
Data e horário: Sexta-feira, 29 de junho, às 14h

--

O carioca já sabe que o Maracanã como ele conhece não existe mais, mas a falta de discussão pública sobre o estádio que está sendo construído tem mobilizado torcedores de todos os times. Por isso representantes da campanha O Maraca é Nosso! estarão nesta sexta-feira, 29/6, no debate “O Maracanã e sua função sociocultural esportiva em meio a possibilidade de privatização”, no Auditório da Câmara Municipal dos Vereadores do Rio de Janeiro, às 14h. O grupo quer, além de impedir a concessão do novo estádio para a iniciativa privada, a garantia de setores populares e o respeito à forma de torcer do brasileiro.

Na mesa estarão presentes João Hermínio, da Frente Nacional dos Torcedores, e Gustavo Mehl, do Comitê Popular da Copa e Olimpíadas, além do professor e historiador Luiz Antônio Simas, do jornalista esportivo Lúcio de Castro e da vereadora Sônia Rabello. O debate será mediado pelo vereador Eliomar Coelho. Os torcedores prometem comparecer com suas bandeiras e tambores, como foi visto no início do mês de junho em ato público na praia de Ipanema. A manifestação foi marcada por uma caminhada até o edifício do governador Sérgio Cabral, no bairro do Leblon, que acabou levando um cartão vermelho dos manifestantes.

A expulsão simbólica do governador teve como objetivo questionar a relação íntima que Cabral mantém com empresários do Rio de Janeiro. Em abril, a Delta Construções, do empresário Fernando Cavendish, amigo pessoal de Cabral, deixou o consórcio responsável pelas obras do Maracanã após denúncias de envolvimento nos esquemas de corrupção do bicheiro Carlinhos Cachoeira, preso pela Polícia Federal. No mesmo mês, a empresa IMX, de Eike Batista, também amigo do governador, foi a única a apresentar estudo de viabilidade econômica para assumir o controle do estádio. O governador Sérgio Cabral, assim como a secretária estadual de Esportes e Lazer, Márcia Lins, e o secretário estadual da Casa Civil, Régis Fichtner, foram convidados para o debate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário